Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

As duas faces de um brinquedo

Estamos diante de uma nova forma de espionagem, violação de privacidade ou de um mero erro de projeto e de segurança tecnológica? Será que a modernidade e o avanço tecnológico esta antevendo o fim da privacidade humana ou da sua segurança?

Publicado por Euclides Araujo
há 7 anos

AS DUAS FACES DE UM BRINQUEDO

Autoridades alemãs fazem alerta contra bonecas que podem ser hackeadas para espionar Cayla. As autoridades alemãs aconselharam pais a destruir a boneca falante Minha Amiga Cayla por causa das brechas de segurança identificadas na tecnologia do brinquedo. O aviso foi dado pela Agência Federal de Redes (Bundesnetzagentur), responsável pelas telecomunicações. Pesquisadores dizem que hackers podem usar o dispositivo de bluetooth da boneca para ouvir e falar com as crianças que brincam com ela. A Associação Britânica de Produção de Bonecos (TRA na sigla em inglês), por sua vez, disse que Cayla "não apresenta riscos". "Não há razão para se alarmar". Já o grupo Vivid Toy, que distribui a boneca, havia dito anteriormente que casos de invasão de privacidade eram isolados e foram feitos por especialistas. A empresa afirmou que usaria as informações obtidas nos casos para atualizar o aplicativo que é usado no brinquedo. Mas especialistas advertem que o problema ainda não foi resolvido. A brecha no software foi revelada pela primeira vez em Janeiro de 2015. Desde então, grupos de consumidores na Europa e nos Estados Unidos fizeram reclamações. Segundo especialistas, é possível hackear a boneca denominada Minha Amiga Cayla.

Impacto nas crianças

A boneca Cayla pode responder a perguntas por meio da internet. Se uma criança pergunta, por exemplo, "como se chama um bebê cavalo?" o brinquedo pode dizer que "ele é chamado de potro". Qual é o verdadeiro impacto desta boneca na privacidade da crianças? (BBC).

No Brasil, as autoridades irão adotar a mesma postura das autoridades Alemãs? Se a falha se confirmar, esta boneca poderá colocar em risco a segurança das crianças? São questionamentos importantes antes de presentear a filha com uma boneca deste porte. Não se pode ignorar, uma criança com uma boneca desta capacidade tecnológica, pode ser vítima de pedófilos, ou de outros criminosos que podem se aproveitar da situação e hackear o sistema da boneca para induzir a criança a fornecer certas informações da família, ou até mesmo, espioná-las para a prática ulteriores de crimes contra o patrimônio e outros. Não sou especialista no assunto, mas vejo que esta falha de segurança, pode colocar em risco a criança e até mesmo, sua família. Será que o risco é maior do que um aparelho celular nas mãos de uma criança? Para que instalar uma placa com Bluetooth e/ou Blutuf em uma boneca (teoria da conspiração). A tecnologia é importante para nossa evolução, contudo, os riscos são inerentes, principalmente no Brasil, onde poucos se preocupam com a segurança virtual.

FONTE BBC – BRASIL.

  • Sobre o autor“Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada.” Edmund Burke.
  • Publicações17
  • Seguidores82
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações655
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/as-duas-faces-de-um-brinquedo/432045137

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Dr. Euclides Araújo, congratulações. O senhor abordou um tema que merece intenso debate e análise: a tecnologia que estamos usando para tudo. Se meus filhos fossem crianças, não compraria uma boneca dessas. A questão é muito ampla. Os nossos computadores, celulares, tablets não estariam controlando, registrando e arquivando nossos hábitos ? O nosso sistema judiciário, bancário, administrativo, escolar, militar informatizado não estaria sendo controlado por quem detém a tecnologia ? Não se trata de teoria da conspiração, trata-se de fatos. Até a década de 1980, cada instituição tinha seus arquivos e funcionários autorizados a consultá-los e organizá-los. De repente, o nosso mundo de trinta anos atrás transformou-se. Nós não temos controle sobre a tecnologia que usamos diariamente, sequer entendemos direito No entanto, um pequeno grupo de empresas transnacionais detém esse controle. Se "hackers" podem causar um grande estrago, como já aconteceu, "sequestrando" os dados informatizados de uma prefeitura no interior de São Paulo, imagina o caos que pode causar quem criou a tecnologia. Não seria o momento de "dar meia volta volver" ? Primeiro, vamos entender esses aparelhos e, então, decidir se queremos isso para nossas vidas. Num mundo "sem papel", os nossos "documentos históricos" podem ser deletados ou modificados facilmente, as nossas certidões de nascimento, os nossos diplomas. Que mundo é esse ? continuar lendo

Concordo plenamente Doutora Rejane com suas ponderações. A pouco tempo, fiz uma crítica pessoal na matéria que não agradou, mas é uma verdade, foi disponibilizada no site sobre tema: Pode a autoridade policial acessar os dados do celular do indivíduo sem autorização judicial? Do nobre Colega, Caio Rivas. Naquela oportunidade, fiz uma critica acerca do péssimo hábito que algumas pessoas possuem de armazenarem no celular dados pessoais, financeiros e conteúdo íntimo no aparelho celular e/ou smartphone e ainda alertei sobre os riscos, houve brados de protestos, essas pessoas não imaginam, o risco que estão se submetendo, contudo, ignoram. A tecnologia tem seus benefícios, mas não se pode olvidar, malefícios e riscos de vulnerabilidade das informações pessoais. A evolução tecnológica produz também criminosos virtuais, protegidos em seus habitares naturais. continuar lendo