Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Cassado o Benefício de Deputado Federal.

Turma revoga benefício de trabalho externo a deputado federal.

Publicado por Euclides Araujo
há 6 anos

A 3ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, por unanimidade, deu provimento ao recurso do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e revogou o benefício de trabalho externo deferido ao deputado Celso Jacob, que havia obtido autorização para exercer suas funções de Deputado Federal na Câmara dos Deputados.

O MPDFT ajuizou recurso contra a decisão do juiz substituto da Vara de Execuções Penais, no qual pleiteou a revogação do mencionado benefício e argumentou: a Câmara dos Deputados informou não haver qualquer tipo de supervisão do trabalho do deputado fora das dependências da Casa Legislativa, nem alguma forma de controle para que suas atividades sejam exercidas apenas internamente; que a autorização para o desempenho de atividades parlamentares a título de trabalho externo desvirtua as finalidades do benefício; e que o trabalho externo do preso não é compatível com o exercício da atividade parlamentar.

Os desembargadores entenderam que o deputado não possui os requisitos que autorizam a concessão do benefício, e registraram: “Além do preenchimento do requisito objetivo, o que na espécie em análise não se mostrou atendido, exige-se ainda o preenchimento de requisitos subjetivos para a prestação do trabalho externo. Em primeiro lugar, a autorização do trabalho depende da condição pessoal do apenado, que deve ser compatível com as exigências de responsabilidade inerentes à autorização para saída do estabelecimento prisional. Sob o ponto de vista pessoal, verifico a inaptidão para o trabalho pretendido, exercício de mandato parlamentar, na linha do que exige o art. 37 da Lei de Execução Penal. Explico. O agravado é detentor de mandato parlamentar, função pública de máxima importância no sistema democrático brasileiro. Como um agente político, membro do Poder Legislativo, o agravado está posicionado no escalão máximo da estrutura orgânica do Estado. Ostenta a condição funcional de autêntico agente político, pois goza de ampla independência funcional no desempenho de suas atribuições constitucionais e de diversas prerrogativas de atuação. Dessa forma, diante do regime jurídico a que estão submetidos os parlamentares, verifico impedimentos absolutos para a concessão do trabalho externo ao agravado na Câmara dos Deputados, na condição de Deputado Federal. (...) Ocorre que, não vislumbro a hipótese de um condenado por fraude à licitação exercer, durante a execução de sua condenação transitada em julgada, o mandato de Deputado Federal, criando leis e fiscalizando a atuação dos demais poderes. Moralmente, essa hipótese mostra-se como um contrassenso à sociedade brasileira, sobretudo diante da crise política que assola o país. Em outros termos, não se pode transferir a pena imputada ao agravado a toda a sociedade, ainda que minimamente. Pois, caso seja deferido o benefício, as decisões mais importantes, tanto jurídicas quanto politicamente, poderão ser conduzidas por um parlamentar condenado criminalmente e que mesmo assim, diante da inércia da Câmara dos Deputados, estará legislando e fiscalizando”. Publicado em 23/11/2017 – TJDFT.

Considerações: Só podia ser no Brasil, Deputado Federal condenado por fraude em licitações, com sentença já transitada em julgado, cumprindo pena, pleiteia o benefício de trabalho externo na função de Deputado Federal na Câmara dos Deputados e o mais assombroso de tudo isto, o Juiz da Vara de Execuções Penais do DF concede o benefício, se alguém me falasse, eu não acreditaria. Por outro lado, sem nenhum demérito aos demais Tribunais do país, temos a certeza de que o Tribunal de Justiça do DF ainda possui magistrados de caráter idôneo que aplicam a lei e mitigam a farra da impunidade que assola nosso país. Estão de parabéns os desembargadores do Tribunal de Justiça do DF, cassou o desvirtuado benefício concedido ao Deputado pelo Juiz da Vara de Execução Penal do DF. Algumas pessoas criticam o Ministério Público pelas suas ações, mas o MP tem feito a diferença na caçada destes criminosos políticos juntamente com a Polícia Federal. Não podemos olvidar, o fato mais estarrecedor deste caso, consiste na inércia da Câmara dos Deputados até o momento não ter cassado ainda o mandato deste parlamentar bandido condenado pela justiça. Por outro lado, não se pode esperar muito de um país governado por corruptos, como se diz em um velho adágio popular. “ Cada um cuida dos seus ”.

Fonte: TJDFT – NOTÍCIAS - Processo: RAG 2017.00.2.021122-8

  • Sobre o autor“Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada.” Edmund Burke.
  • Publicações17
  • Seguidores82
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações119
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cassado-o-beneficio-de-deputado-federal/524292406

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)